sábado, 13 de julho de 2013

Resumo saúde Mulher - 2 parte

Resumo: Ovulação e Menstruação

Fisiologia

O ciclo reprodutor feminino é chamado comumente de ciclo menstrual. Ele é o resultado da atuação de diversos fatores (externos, hormonais, etc.) englobando a ação de múltiplas glândulas.

Ovulação
Mensalmente o hipotálamo - uma coleção de células cerebrais especializadas - libera um hormônio (GnRH fator ou hormônio liberador de gonadotrofinas- peptídeo pequeno com 10 aminoácidos) que vai atuar na porção anterior da hipófise, dita adeno-hipófise.
A hipófise reage produzindo o Hormônio Folículo Estimulante (FSH) que atua nos ovários estimulando grupos de células - folículos (folículos de Graaf – bolsa de líquido que contém ovulo ou oócitos) - a se desenvolverem(em média 15 a 20 foliculos). Na medida que estes folículos vão se desenvolvendo(amadurecendo) ele vai migrando para a superfície externa do ovário e inicia a secreção do hormônio estrógeno que atua a nível uterino, fazendo com que o endométrio comece a crescer, a proliferar (chega a 4 a 6 vezes seu tamanho normal). Esta parte do ciclo menstrual é dita fase proliferativa. O estrógeno(estradiol) atua também em nível de colo de útero que passa a produzir o muco cervical. Apesar de vários folículos começarem a se desenvolver, apenas um chega à plena maturidade. Os outros, depois de um curto tempo de atividade, mais ou menos no sétimo dia do ciclo, o FSH começa a diminuir e com a falta desse hormônio alguns folículos, involuem sofrendo um processo de cicatrização.
Neste meio tempo a quantidade de estrógeno alcança níveis elevados, o que inibe a secreção por parte da hipófise do FSH e faz que ocorra a liberação de outro hormônio hipofisário - Hormônio Luteinizante (LH). Este hormônio alcança rapidamente uma concentração sanguínea máxima (pico) o que influencia o folículo ovariano, fazendo que após 12hs ocorra à ruptura e a liberação do óvulo, que se encontra no seu interior (muito do LH secretado é retirado pelos rins e sai na urina Por isso, a medida de LH na urina pode ser utilizada para detectar um período muito próximo da ovulação). Quando o óvulo deixa o folículo, as células restantes transformam-se em uma estrutura amarela chamada de corpo lúteo(vida útil de 10 dias), que passa a produzir progesterona além do estrógeno. A progesterona atua fortemente no útero fazendo com que as glândulas que proliferaram na fase anterior parem de crescer e comecem a secretar substâncias nutritivas (leite uterino rico em carboidratos), preparando o útero para a fixação do ovo. Além disto, atua no cérvix uterino alterando as características do muco cervical, que se torna mais fluido e aquosa.
Este muco que, na fase anterior, apresentava morfologia microscópica em rede, dispõem as suas “fibras” paralelamente para permitir a movimentação e ascensão dos espermatozóides. Esta fase é dita secretória. O estrógeno e a progesterona circulantes atuam no eixo hipotalâmico-hipofisário inibindo a secreção de seus hormônios. 

Menstruação
                        Se não ocorrer a fertilização do óvulo este morre e se desintegra. O ovário para de produzir os seus hormônios.O folículo que ovulou regride cicatrizando-se passando a ser chamado cicatriz branca ou corpus albicans.
Mas, a mais importante alteração nota-se a nível de endométrio. Lá, ocorre inicialmente uma intensa constrição dos vasos endometriais, o que ocasiona necrose do endométrio e coagulação do sangue retido nestes vasos;

Posteriormente as paredes vasculares e endomentrias enfraquecidas descamam e são expelidas pelo colo do útero no processo chamado de menstruação. Depois de, aproximadamente, 48 horas após o início da menstruação, todas as camadas pertencentes à porção mais externa do revestimento endometrial, irão se separar na cavidade uterina. Geralmente, depois de três a sete dias, termina a perda de sangue, que pode chegar até 50 ml.

Ciclo Menstrual Resumão

1- Duração: 28 dias, em média.
2- início: a partir do primeiro dia de perda sangüínea.
3- duração da menstruação: as perdas sangüíneas duram em média 3 a 5 dias.
4- Data da ovulação: ocorre geralmente na metade do ciclo (14º dia)
5- Duração do ovócito II: 36 a 48 horas
6- Duração do espermatozóide: 48 a 72 horas
7- Período de fertilidade: 3 a 4 dias antes e depois da ovulação
8- Menarca: é a primeira menstruação, ocorrendo geralmente entre 12 e 14 anos.
9- Menopausa: última menstruação, ocorrendo 43 a 53 anos.
10- Menacme: Corresponde ao período de fertilidade de mulher (menarca à menopausa)
11- Climatério: conjunto de alterações que antecedem, acompanham e vão além da menopausa.

Fonte : Eu

Nenhum comentário:

Postar um comentário