Baixar Trabalhos Acadêmicos



ARTIGO  -   ALEITAMENTO MATERNO: EXCLUSIVIDADE ATÉ O 6º MÊS
Joseneide Viana de Almeida 1
Victor Franco ²

RESUMO: Este artigo aborda o aleitamento materno exclusivo até o 6º mês, trazendo o amparo legal no Brasil e municípios do Estado de Roraima. Relata ainda a trajetória de luta das mulheres Brasileiras para adquirirem esta conquista, além dos incentivos do governo Brasileiro para as empresas aderirem ao programa empresa cidadão.
Palavra chave: aleitamento materno, exclusividade


_________________________________________________________________________________
Esta disponível Trabalho de Conclusão de Curso, de alunos  da FARES

DIFICULDADES DE ATENDIMENTO A SAÚDE RURAL PELOS PROFISSIONAIS QUE FAZEM PARTE DO PROJETO DE ASSENTAMENTO NOVA AMAZÔNIA (PANA)
PATRÍCIA MARIA PINHEIRO DOS SANTOS

Resumo: O trabalho nas unidades de saúde que têm por base a estratégia do Programa Saúde da Família constitui desafio para os profissionais de saúde que vivem em seu cotidiano tendo que lidar como uma série de problemas e dificuldades que interferem no desenvolvimento de suas atividades diárias. Essas dificuldades podem ser divididas como de natureza estrutural das unidades, das condições materiais e de trabalho, salarial, alimentação. O trabalho teve como base uma pesquisa qualitativa com enfoque exploratório através de um questionário respondido pelos profissionais que atuam na área, médico, dentista, enfermeira, técnicas de enfermagem, auxiliar de dentista, auxiliar administrativa e motorista e uma análise de suas respostas, para avaliar como essas dificuldades interferem no dia a dia desses profissionais.




A PRÁTICA DA ASSISTÊNCIA HUMANIZADA POR ENFERMEIROS OBSTETRAS NA REALIZAÇÃO DE PARTOS NORMAIS
DIARICE GENTIL CHAVES



Resumo - O presente estudo apresenta a prática da assistência humanizada pelos enfermeiros obstetras durante a realização do parto normal como fundamental para o bem-estar da mulher e o nascimento de seu recém-nascido hígido, entendendo que os profissionais que fazem acompanhamento a parturiente, em especial os enfermeiros obstetras, devem adotar condutas humanizadas ao longo da assistência ao trabalho de parto e no parto, como avaliar corretamente o estado da mãe, com monitoramento de suas condições vitais, sem deixar de lado o estado emocional, psicológico e cultural da parturiente. Dessa forma, o trabalho monográfico em tela aborda, no primeiro capítulo, a prática profissional do enfermeiro obstetra sob a perspectiva histórica e legal; no segundo capítulo o parto normal como evento decorrente da gravidez, sob a ótica da humanização; e no terceiro capítulo a prática da assistência humanizada por enfermeiros obstetras na realização de parto normal.


HANSENÍASE conhecimentos e atitudes de um grupo de portadores
ANTÔNIA JARDILINA SOUZA DOS SANTOS

Resumo: Trata-se de uma analise situacional dos portadores de Hanseníase que fazem acompanhamento na ESF(Estratégia Saúde da Família) Asa Branca, ocorrido em Outubro de 2011. Com o objetivo de mostrar conhecimento dos hansenianos sobre a doença e suas complicações. Durante o estudo detectamos diferentes experiências de viver a hanseníase em 6 entrevistados  que participaram da pesquisa. As informações foram coletadas através de um questionário com perguntas estruturada. Foi observado através das respostas dos entrevistando que no inicio do diagnóstico da doença esses participantes eram acometidos por medos e incerteza em relação ao preconceito familiar e social porem a partir da orientação profissional e perspectiva de cura definitiva a doença passou apenas a ser mais um obstáculo na vida destas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário