domingo, 28 de julho de 2013

Segunda Parte da Prova para Enfermeiro do Ministério Público - 2004

51- Acerca da importância das atividades referentes à administração de recursos materiais pelos enfermeiros, avalie as seguintes afirmativas e marque com F a afirmativa falsa e com V a verdadeira e assinale a opção correta.
( ) São responsáveis pela previsão, provisão, organização e controle de materiais.
( ) Têm como objetivo melhorar a assistência ao paciente e as condições de trabalho do pessoal de enfermagem e demais membros da equipe de saúde.
( ) Participam no processo de seleção e compra de materiais.
a) V, V, V
b) V, V, F
c) V, F, V
d) F, F, V
e) F, F, F

52- Acerca do Sistema Único de Saúde – SUS, que desenvolve ações de acordo com as diretrizes constantes no Art. 198 da Constituição Federal, assinale a opção incorreta.
a) Com a Lei Orgânica da Saúde, os serviços do setor privado que participam do SUS de forma complementar, passam a integrá-lo, sujeitando-se às suas normas.
b) As ações de Vigilância Sanitária Epidemiológica e da Saúde do Trabalhador estão incluídas no campo de atuação do SUS.
c) Constitucionalmente o SUS é organizado de acordo com as seguintes diretrizes: centralização, atendimento integral e participação da comunidade.
d) Compete à Direção Nacional do SUS, formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição.
e) O SUS desenvolve suas ações obedecendo a alguns princípios, como universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.

53- No que se refere às teorias de administração e os serviços de enfermagem, assinale a assertiva incorreta.
a) Na prática da administração do pessoal de enfermagem encontramos freqüentemente propostas típicas da teoria científica, como a preocupação de como fazer, bem como a elaboração técnica e de adoção de manuais de técnicas e de procedimentos na assistência prestada ao paciente.
b) A teoria que visava à eficiência da organização pela adesão de uma estrutura adequada, teoria que preocupou-se unicamente com a estrutura formal da organização, não admitindo a existência da estrutura informal, foi idealizada por Frederick Winslow Taylor.
c) Com a teoria das relações humanas criada no início de 1930, a administração passou a tratar, entre outros, temas relativos à motivação humana, à liderança, à comunicação e a dinâmica de grupo.
d) O serviço de enfermagem, nas instituições de saúde, reproduz na sua estruturação rigidamente hierarquizada, o modelo maior da teoria clássica.
e) A teoria das relações humanas na administração do pessoal de enfermagem segue a liderança como estratégia na condução do grupo de enfermagem, bem como a comunicação entre os demais membros da equipe de saúde, sendo considerado fator relevante para a continuidade e otimização da assistência ao paciente.

54- Quanto ao Sistema Único de Saúde e seus princípios básicos, assinale a opção incorreta.
a) A Constituição afirma que os serviços privados podem integrar o SUS, desde que estabeleçam com o SUS contrato de direito público.
b) O princípio da descentralização é um princípio constitucional que define que a descentralização deve ser feita garantindo-se o comando único.
c) O princípio da integralidade, ou seja, assistência integral ainda não é uma realidade em muitos serviços do SUS, em virtude do despreparo das equipes e falta de diálogo entre os profissionais.
d) A participação popular é um princípio estabelecido pela constituição, por meio da Lei nº 8.142/90, com o estabelecimento das conferências de saúde e conselhos de saúde.
e) Pode-se afirmar que o direito ao tratamento igual (público e privado) se refere exclusivamente aos aspectos técnicos da assistência e aos serviços de hotelaria que precisam ser necessariamente iguais.

55- A Tuberculose é um problema de saúde, sendo prioridade entre as políticas governamentais. Relativamente a essa patologia, assinale a opção errada.
a) É uma doença infecciosa e contagiosa causada pelo bacilo de Koch, que se propaga através do ar, por meio de gotículas contendo o bacilo.
b) A infecção pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum na infância, e nem todas as pessoas expostas ao bacilo se tornam infectadas.
c) A infecção tuberculosa, sem doença, significa que os bacilos estão no corpo da pessoa, mas o sistema imunológico por meio dos macrófagos mantém-nas sob controle, não sendo detectada a infecção pela prova tuberculínica.
d) Todos os órgãos podem ser acometidos pelo bacilo da tuberculose, porém, ocorre mais freqüentemente
nos pulmões, gânglio, pleura, rins, cérebro e ossos.
e) Denomina-se “caso novo” todo doente com tuberculose que nunca se submeteu à quimioterapia antituberculosa, fez uso de tuberculáticos por menos de 30 dias, ou submeteu-se ao tratamento para tuberculose há cinco anos ou mais.

56- Com relação aos conhecimentos básicos acerca do diabetes melitos e cuidados específicos, assinale a
única opção correta.
a) A insulina é um homônimo essencial para a utilização da glicose no metabolismo celular e das proteínas exclusivamente.
b) O uso de anticoncepcionais orais, salicilatos, diuréticos e a fenitoína não deve ser suspenso durante o teste de tolerância à glicose apesar de possíveis alterações.
c) As modificações hormonais que ocorrem durante a gravidez criam condições favoráveis à diminuição
da tolerância à glicose, apesar de não ser necessário o uso da insulina, apenas dieta.
d) Os hipoglicemiantes orais para os pacientes diabéticos não insulino-dependentes, atuam estimulando
a secreção de insulina e aumentando a sensibilidade periférica à insulina.
e) A insulina regular de ação curta, assim como a insulina NPH de ação lenta, podem ser administradas
nas vias subcutânea e endovenosa, sendo que por via oral não tem ação em virtude da desativação enzimática.

57- Com relação às contra-indicações gerais à vacinação, avalie as seguintes afirmativas e marque com F
a falsa e com V a verdadeira e indique a opção correta.
( ) A ocorrência de reação anafilática após o recebimento de qualquer dose é uma contra-indicação geral.
( ) Crianças infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana – HIV assintomáticas podem receber todas
as vacinas previstas no esquema básico de vacinação.
( ) Ocorrência de febre após a administração de uma vacina é uma contra-indicação geral.
a) V, V, V
b) V, V, F
c) F, V, V
d) F, F, V
e) F, F, F

58- Acerca das características gerais das doenças imunopreveníveis, constantes do Programa Nacional de
Imunização, assinale a opção correta.
a) A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, que se multiplica no tubo digestivo e cuja transmissão ocorre somente pelo contato direto de pessoa para pessoa.
b) A coqueluche é uma doença infecciosa, cujo único reservatório é o homem, e a transmissão ocorre apenas de pessoa à pessoa, por meio de secreções nasofaríngeas.
c) A difteria é uma doença infecciosa grave, causada por uma bactéria que se localiza nas vias aéreas superiores, altamente transmissível mediante contato direto com o exsudato exclusivamente anaeróbico, não-contagiosa.
d) O tétano é uma doença infecciosa aguda contagiosa grave, caracterizada por contrativos musculares, espasmos, convulsões que podem levar à morte por asfixia.
e) O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa e a doença geralmente confere imunidade.

59- As doenças sexualmente transmissíveis voltaram a ter uma grande incidência por vários fatores. A esse
respeito assinale a assertiva correta.
a) A AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV, transmitido pela via sexual, parenteral, da mãe para filho no curso da gravidez, durante ou após o parto e amamentação, sendo o vírus inativado através de produtos químicos específicos, do calor e irradiação.
b) A sífilis é uma doença infecto-contagiosa, sistêmica, de evolução crônica, cujo, único reservatório é o homem, sendo que na Sífilis Congênita a transmissão se dá em qualquer fase da gravidez, e poucos casos por transfusão sangüínea.
c) A gonorréia é uma doença infecciosa do trato urogenital transmitida por via sexual, que nas mulheres é na maioria dos casos assintomática, mas se infectada e não tratada pode desenvolver doença inflamatória pélvica, e no homem pode causar esterilidade.
d) A herpes genital é uma infecção viral que causa as lesões herpéticas na cérvix, vagina e genitália externa, com transmissão exclusivamente sexual, que não tem cura e o tratamento é destinado a aliviar os sintomas.
e) O condiloma acuminado, também conhecido como crista-de-galo, é uma doença viral, caracterizada pelo aparecimento de verrugas localizadas na região anal, e perianal, tem transmissão apenas sexual, propicia o aparecimento do câncer do colo do útero.

60- Quanto aos conhecimentos e cuidados acerca da hanseníase, assinale a opção incorreta.
a) É uma doença infecto-contagiosa de evolução lenta, que se manifesta por meio de sinais e sintomas dermatoneurológicos e oftalmológicos.
b) É uma doença causada pelo bacilo de hansen, um parasita intracelular obrigatório, com afinidade por células cutâneas e dos nervos, com alta infectividade e baixa patogenicidade.
c) A gravidez e o aleitamento materno não contraindicam a administração dos esquemas de tratamento poliquimioterápico da hanseníase que são seguros tanto para a mãe como para a criança.
d) Na hanseníase, as lesões de pele sempre apresentam alteração de sensibilidade, o que a diferencia de outras doenças dermatológicas.
e) Não é comum que os primeiros sinais de hanseníase, em uma pessoa já infectada, apareçam durante a gravidez e no puerpério.

GABARITO
51-A, 52- C, 53-B, 54-E, 55-c, 56-D, 57-B, 58-E, 59-C, 60-E

Nenhum comentário:

Postar um comentário