71- De acordo com a 10ª Conferência Nacional de Saúde realizada em setembro de 1996, foi decidida a implementação efetiva do Sistema Nacional de Auditoria do SUS, com várias diretrizes. A respeito, assinale a opção correta.
a) Descentralizar as auditorias, implantando os sistemas regional, estadual e municipal de auditoria, com controle central do Ministério da Saúde.
b) Realizar inspeções anuais, ou quando existir denúncia ou solicitação específica ou relação dos prestadores públicos e privados de saúde.
c) Avaliar a eficiência e eficácia da gestão no cumprimento das metas estabelecidas nos planos de saúde não é competência dos auditores do SUS.
d) Não é de responsabilidade dos Conselhos de saúde exigir o acompanhamento dos auditores.
e) Organizar sistema de informação adequada para as ações de controle, avaliação e auditoria de saúde.
72- O objetivo fundamental da administração do hospital é a manutenção do equilíbrio entre custos, despesas e receitas. Assinale a opção correta acerca de custos hospitalares.
a) O plano de contas do hospital é o instrumento que só proporciona o controle dos custos hospitalares.
b) O sistema de custos e planos de contas hospitalar deve corresponder à divisão organizacional do hospital, de modo a não responsabilizar gerentes, chefes e encarregados pelos custos departamentais incorridos.
c) Os custos hospitalares devem ser determinados por meio da Ordem de Serviço Médico (OSM), conhecido como prontuário.
d) Os materiais médicos, medicamentos e mão-de obra direta, são também denominados custos indiretos de produção médica, sendo facilmente identificados nos diversos procedimentos médicos.
e) Entendemos como conta de produção médica pessoal, os débitos ou conta básica utilizada para informar os materiais médicos e medicamentos consumidos pela produção médica no mês.
73- Acerca dos conceitos e princípios arrolados na Lei de Licitação, Lei nº 8.666/93, que são chamados de
processos licitatórios ou simplesmente licitações, assinale a opção incorreta.
a) A vinculação com o edital, igualdade entre os licitadores e adjudicação compulsória ao vencedor são princípios básicos.
b) A licitação é um procedimento informal que a administração pública utiliza para a escolha de melhor proposta da compra de seu interesse.
c) Especificação, prazo, garantias e condições de pagamento fazem parte da composição do edital.
d) A concorrência, o convite, o concurso e o leilão são modalidades diferentes de licitação.
e) Na modalidade de licitação por pregão público, o objetivo é o estabelecimento de um clima competitivo
entre os fornecedores a partir da apresentação das propostas ou lances até se chegar ao menor preço para cada item.
74- De acordo com a Lei nº 9.656 de 03 de Junho de 98, juntamente com a medida provisória nº 2.177-44 de 24 de Agosto de 2001, seu artigo 35-A cria o Conselho de Saúde Suplementar – CONSU – órgão colegiado integrante da estrutura regimental do Ministério da Saúde. É de competência e característica do
CONSU, a não ser:
a) estabelecer e supervisionar a execução de políticas e diretrizes gerais do setor de saúde complementar.
b) aprovar o controle de gestão da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.
c) supervisionar e acompanhar as ações e funcionamento da ANS.
d) fixar diretrizes gerais para implementação no setor de saúde suplementar sobre aspectos econômicos e funcionais.
e) o presidente do CONSU participará, na qualidade do secretário, das reuniões da ANS.
75- No que se refere à unidade de custo hospitalar e seus componentes, assinale a opção correta.
a) Centro de custo são departamentos, setores ou unidades que acumulam gastos com a finalidade de determinar seus custos totais e o custo da unidade do bem ou serviço produzido.
b) Todos os custos das unidades são formados por custos especificamente diretos.
c) A Radiologia, o Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico são exemplos de centros que utilizam a unidade
de custo real simples.
d) A unidade de custo real é aquela que é produzida ou fornecida por um centro de custos que seja de difícil identificação.
e) No centro de custo de administração, onde as tarefas realizadas são de grandezas diferentes, encontram um exemplo de unidade não convencionado.
76- Com relação ao sistema de gerenciamento de custos hospitalares, assinale a única assertiva incorreta.
a) A participação dos enfermeiros no processo de compras de materiais nas instituições de saúde, vem sendo cada vez mais requisitada; as instituições públicas e privadas têm de seguir rigidamente as normas relativas aos procedimentos legais que regulamentam as licitações do setor público.
b) O planejamento é a tarefa básica do processo administrativo que prepara o hospital para seus objetivos; tal preparação pode consistir na elaboração de orçamentos expressos em dados físicos e financeiros, tais como, volume de procedimentos médicos expressos em valores monetários de custos, despesas e receitas, materiais médicos e medicamentos também com seus valores monetários de custos, despesas e receitas.
c) Nas empresas e instituições da área de saúde, as substâncias e ingredientes de uso em farmácia e os medicamentos industrializados, controlados ou não por órgãos fiscalizadores devem ser estocados, controlados e distribuídos pela farmácia.
d) Devemos entender como custos e despesas hospitalares como os gastos, medidos em termos monetários, incorridos ou potencialmente a incorrer, que viabilizarem o serviço médico.
e) Os custos hospitalares têm aumentado consideravelmente devido à complexidade de tratamento e procedimento realizados pelos técnicos da área de saúde em sua especialidade, exigindo materiais modernos para a sua excussão junto à clientela.
77- Os recursos materiais humanos e financeiros, são essenciais para o bom funcionamento de qualquer tipo de organização pública ou privada. Assinale a assertiva incorreta acerca de custos hospitalares.
a) Os recursos materiais representam cerca de 75% do capital das organizações e a forma de administrá-
los reflete-se nos custos e na produtividade das empresas.
b) O balanço demonstrativo da posição econômica e financeira de um capital é apresentado de várias formas, quando classificado como patrimônio líquido corresponde às contas que não representam liquidez imediata, como coação e créditos devedores duvidosos.
c) O custo hospitalar total é composto pela soma dos materiais diretos, mão-de-obra direta, custos indiretos
e despesas operacionais. Como exemplo de materiais diretos podemos citar os medicamentos.
d) Existe uma legislação específica sobre compra de material, onde a licitação pode ser dispensada nos casos de emergência quando caracterizada a urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obra, serviços, bens ou equipamentos.
e) Como exemplo de custo hospitalar incorrido, podemos citar os serviços prestados a um paciente em seu primeiro dia de internação.
78- Acerca da administração de recursos financeiros e orçamentários, assinale a opção incorreta.
a) É a partir da Lei nº 080/1990 de criação do Sistema Único de Saúde (SUS) é que foram definidas as regulamentações das origens dos recursos da área de saúde e os critérios de transferências desses recursos para estados e municípios.
b) Recursos carimbados são recursos previamente definidos para determinados setores, como saúde e educação.
c) A Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeiras (CPMF) foi criada especificamente para financiar o setor saúde e cobrir o déficit orçamentário e apesar de serem alocados no caixa único do Tesouro Nacional, continuam sendo recursos carimbados.
d) Orçamento público é um processo contínuo, dinâmico e flexível que traduz em termos financeiros, geralmente para um ano, os planos e programas de trabalho de um governo, controlando a sua liberação.
e) Pode-se afirmar que o orçamento público é considerado um instrumento gerencial com diversas naturezas entre elas a administrativa, financeira, contábil, jurídica e política.
79- Avalie os aspectos referentes à Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO expedida anualmente e com validade apenas para um exercício e marque com F a afirmativa falsa e com V a verdadeira e assinale a
opção correta.
( ) Definição de metas e prioridades da administração pública incluíndo as despesas do hospital para o
exercício financeiro subseqüente.
( ) Disposição sobre elaboração da Lei Orçamentária Anual.
( ) Estabelecimento da política das agências financeiras do fomento.
a) V, V, V
b) V, V, F
c) F, V, V
d) F, F, V
e) F, F, F
80- Quanto às regras ou princípios orçamentários na administração de recursos financeiros e orçamentários,
assinale a assertiva incorreta.
a) Anualidade ou periodicidade são as previsões de receitas e despesas referentes a um período limitado de tempo, sendo a vigência do orçamento chamada de exercício financeiro.
b) Unidade é o princípio que deve existir para indicar um orçamento para determinado exercício financeiro,
apesar de não eliminar a existência de orçamentos paralelos.
c) Exclusividade é quando o orçamento contém apenas matérias orçamentárias e não cuida de outros assuntos.
d) Universalidade se diz para o orçamento que deve conter todas as receitas e as despesas da esfera de governo à qual o orçamento se refere.
e) Equilíbrio refere-se ao montante de despesa que não deve ultrapassar à receita prevista para o período.
GABARITO
71-E, 72 - C, 73-B, 74-E, 75-A, 76-A, 77-B, 78-C, 79-A, 80-B
Nenhum comentário:
Postar um comentário